Frederic Edwin Church (Hartford, Connecticut, 4 de maio de 1826 — Nova Iorque, 7 de abril de 1900) foi um pintor paisagista norte-americano.
Um dos melhores paisagistas e o expoente por excelência do romantismo, Church foi um dos principais membros da Escola de Pintura de Paisagem do Rio Hudson, aluno e amigo de Thomas Cole (1801-48), líder e um dos principais colaboradores do movimento do Luminismo.
Além de capturar a beleza física e espiritual da paisagem dos nativos americanos, Church viajou extensivamente por toda a extensão e largura do continente, representando florestas tropicais, cachoeiras espetaculares, vulcões e icebergs.
No seu auge durante a Idade Média vitoriana, foi um dos mais famosos artistas modernos nos Estados Unidos, mas os gostos mudaram e, quando ele morreu, eles já o haviam esquecido.
Obras famosas de arte americana da Igreja incluem: As Cataratas do Niágara (1857, Corcoran, Washington), O coração dos Andes (1859, Metropolitan Museum New York), Crepúsculo no deserto (1860, Cleveland Museum of Art) e Cotopaxi ( 1862, Instituto de Artes de Detroit).
Um dos maiores pintores da paisagem dramática do século XIX. Arte moderna, suas obras estão passando por um renascimento, devido às preocupações ambientais de hoje.
Infelizmente, em 1877, Church foi forçado a parar de pintar, devido à artrite severa nas mãos.
Sua mansão e local em Olana agora é um museu público e centro de visitantes, dedicado ao artista, suas pinturas e viagens. Atrai milhares de amantes da arte e da natureza todos os anos.
fonte: gallerix